segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carioca da Gema


Sou carioca da gema... Ê beleza!
Por que da gema hein?
Dizem que carioca significa pessoa de cor ou que tem pintas na pele. Já a tal da gema, falam que é o centro de alguma coisa. Exatamente como o ovo, ora pois!
Acho que juntando tudo dá coisa boa...

Gente desencanada e de bem com a vida. Pra variar queimadas do sol pego após o expediente de trabalho em horário de verão ou naquele "finde" semana de areias abarrotadas de barracas coloridas, vendedores ambulantes e muito bixxxtoito Globo com mate na veia!

Calçadões magníficos de corpos em deleite da exuberante natureza concedida a um povo que, faça chuva ou faça sol, sempre tem uma piada pra contar, um alguém a quem zoar (gíria carioca que significa caçoar de alguém ou alguma coisa) e algum fato pra se contar aquela vantagem básica, que cariocas contam com charme e muito vigor! Vigor nato e incrustado a dar nos nervos se não souber dosar.

Já não sou tão vigorosa assim. Afinal, sobreviver é preciso e minha atual habitação reside em São Paulo e despertar fúrias por conta da postura "tô nem aí pra hora do Brasil" é penoso demais.

Tive minha época ameba, fingindo-me de cão morto, João sem braço ou o que mais prefirir utilizar para definir o fato de se anular até pescar exatamente o que se passa.

Entender que ser convidado para jogar aquela conversa fora e comer torradas com patê na casa de seus companheiros de trabalho, vizinhança ou o que seja, só se tiver credenciais de lealdade máxima. E se você conseguir entrar na casa de mais de 1 paulista a aproximadamente cada 2 meses, ou esse cara não é do estado ou você é encanador amigo!

Isso porque pra carioca, abrir a porta de casa para alguém que acabou de conhecer é apenas uma questão de trocar uma saldação de "bom dia!".

Sabe que eu já cheguei a ouvir me perguntarem o porquê de eu estar tão interessada em saber sobre a tal indivídua com quem conversava? Tinha apenas interesse na sua amizade, nada mais. E não é que o estrupício tava achando que eu estava com segundas intenções em amigar-me devido à seu status social em ser simplesmente direta e espontânea?

Tá doido! Mãos ao alto, isso é um assalto!
Desconfiança máxima também é padrão e até estou aprendendo a ser assim, desconfiada... Argh! Tá me fazendo mau isso...
Aliás, a expressão utilizada a cima é total coisa de carioca.

Se você é carioca e nunca foi assaltado... Seria você um recém nascido que não deu as caras na rua da sua maternidade?

Carioca quando não é do asfalto aprende desde cedo o que é queimar um X-9 (matar quem cagoeta alguém do tráfico de drogas; revelar algo que não deve ser revelado, entende?), o que é ser 171 (cara enquadrado no código penal 171, quando este lesa ou engana outra pessoa para fins diversos e vantagem para si próprio). E quando não é do asfalto, é amigo de alguém que mora na favela e assim vai. Um convívio amistos e de interessante troca de realidades.

Cariocas são bonitos
Cariocas são bacanas
Cariocas são espertos...

Adriana Calcanhoto disse tudo!
E cá pra nós, dias nublados e sinal fechado é pra quem vive sem perspectiva de encher seus olhos com colírio de belíssima qualidade e efeito rejuvenecedor!
Quem tem Lagoa Rodrigo de Freitas pra vislumbrar e pedra do Arpoador pra assistir o pôr do sol tem mais é que gostar de perfeição.

Se bem que um sinalzinho (farol para os paulistas) fechado na Lagoa em vista dos de São Paulo é tudo de bom! Ah, e quanto a esperteza, as vezes vira burrice.
Penso que Deus estava inspiradíssimo quando criou a maravilha chamada Rio de Janeiro.
Que os cariocas e o mundo digam amém!

Tirando as AR-15 (carabina), HK´s (rifle), guerras entre morros e o livre desfile de policiais a apontar seu arsenal de armas para fora de suas pick-ups, o Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo...

Que saudade...
Vivia em berço esplêndido antes mesmo das responsabilidades da estabilidade profissional, laços matrimoniais ou de decidir se compraria uma bicicleta ou engataria a gravidez após a formatura da faculdade. Pena que eu não sabia.

Agora eu sei.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gataaaaa

    Me empolguei escrevendo e me dei conta que todos tem acesso aos comentários! rsrs ops

    Nossa, muito boa sua descrição do Rio!
    O Ronald não brigou? rsrs
    Por mais q tentemos disfarçar, a rincha paulistas x cariocas eh sinistra... rs

    Mandou muito bem!!!
    Está bem legal de ler e atrativo, tipo filmes q começa a ver e não desgruda mais da tela! rs

    Ser carioca é bom d++!
    E tudo tem seus contras, mas os contras não anulam os prós! ;)

    ResponderExcluir